Início > Oracle > Troca de contexto Oracle

Troca de contexto Oracle

Bom achei um blog muito bom, explicando exatamente como se dá a troca de contexto do Oracle, segue:

http://oraculodosul.blogspot.com/2011/11/performance-com-plsql.html

Segue explicação:
“Existem duas engines distintas no Oracle que vão se encarregar de fazer o parse do seu código e executá-lo: a engine SQL e a engine PL/SQL. Acontece que, quando você envia para o Oracle um comando SQL, ele vai diretamente para a engine SQL para executar a validação do comando, o parse, a elaboração do plano e por fim a execução e fetch.
Agora, se você envia um comando PL/SQL, tudo aquilo que não for relacionado ao SQL é executado pela engine de PL/SQL, como por exemplo, alocação de memória para arrays, atribuição de variáveis, cálculos, etc, porém, quando o seu bloco chega em uma instrução SQL, ele vai simplesmente passar a informação adiante para a engine SQL processar. Neste evento ocorre a chamada troca de contexto, que nada mais é o ponto onde a engine PL/SQL pára e passa o controle para a engine SQL, o que acontece é que esta troca de contexto tem um custo para o banco.

Um caso típico de troca de contexto que pode ser otimizada é o “Select … Into … From Dual;”. Muita gente utiliza este comando com o objetivo de atribuir valores a variáveis, quando na verdade deveria estar simplesmente fazendo a atribuição da forma “x := y;” que não envolve nenhuma troca de contexto.”

Muito boa abordagem simples para entender, Postando mais para explicar o grande problema gerado por esta troca de contexto e ter documentado.

Thanks!

Categorias:Oracle
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: